Coletânea
discute como a avaliação pode mudar o ensino e a aprendizagem
O
tempo todo avaliamos e somos avaliados. Na escola, embora o papel da avaliação venha
ganhando cada vez mais destaque nos cursos de graduação e pós-graduação, o tema
ainda não tem recebido a necessária atenção. Para suprir essa lacuna, a Papirus
Editora lança Conversas sobre avaliação
(160 pp., R$ 44,90), obra organizada por Benigna Villas Boas e que é resultado de
interações com professores da educação básica e superior em palestras,
pesquisas, encontros informais e contatos por escrito.
“A
avaliação tem suscitado dúvidas de caráter teórico e prático”, aponta Benigna.
Os aspectos abordados no livro, ela explica, mais do que colocar em evidência
as fragilidades desse tema, apontam caminhos e possibilidades para o dia a dia
em sala de aula de toda a comunidade escolar, incluindo pais e responsáveis. O
objetivo é ampliar a reflexão sobre o que é a avaliação, suas funções, seus
níveis e suas práticas, para promover as aprendizagens de todos os estudantes,
da educação infantil à superior, contemplando também a educação de jovens e
adultos e de jovens internos em instituições socioeducativas.
Entre
outros tópicos, os capítulos questionam se é mesmo cabível avaliar
comportamentos, se é possível eliminar a reprovação e que outras formas de
avaliação podem ser consideradas além da aplicação de provas. Os autores também
falam sobre como integrar pais e responsáveis nesse processo e sobre como a
avaliação feita de forma encorajadora e respeitosa pode ajudar a driblar o bullying na escola.
Em
formato de conversa, com linguagem objetiva e acessível, a obra afirma o
compromisso dos autores com a educação de qualidade. “Nossa convicção
pedagógica volta-se para que a avaliação cumpra seu papel de valorizar o
trabalho desenvolvido pelas escolas (de educação básica e superior) e que, por
seu intermédio, se removam as fragilidades encontradas no mais curto espaço de
tempo”, explica a organizadora.
A
aprendizagem dos alunos é tão importante que exige cuidados constantes para que
continue evoluindo. O livro convida todos os professores, das mais diversas
áreas, a participarem dessa conversa, pensando e repensando suas práticas
avaliativas.
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Sobre a
organizadora:
Benigna Villas Boas nasceu em Bonfim (MG) e mora em Brasília desde 1960. É pedagoga,
mestre em Educação pela Universidade de Houston, no Texas, doutora em Educação
pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutora pelo Instituto
de Educação da Universidade de Londres.
Professora emérita da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), atua nos cursos de formação de professores e no Programa de Pós-graduação em Educação, além de coordenar o Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico (Gepa), cadastrado no CNPq. Desenvolve pesquisas sobre avaliação e tem publicações importantes na área, ressaltando-se a obra Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico (2004) e a organização do livro Avaliação: Políticas e práticas (2002), ambos publicados pela Papirus Editora.
Professora emérita da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), atua nos cursos de formação de professores e no Programa de Pós-graduação em Educação, além de coordenar o Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico (Gepa), cadastrado no CNPq. Desenvolve pesquisas sobre avaliação e tem publicações importantes na área, ressaltando-se a obra Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico (2004) e a organização do livro Avaliação: Políticas e práticas (2002), ambos publicados pela Papirus Editora.
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