sexta-feira, 4 de outubro de 2019

AVALIAR PARA (TRANS)FORMAR


Coletânea discute como a avaliação pode mudar o ensino e a aprendizagem

O tempo todo avaliamos e somos avaliados. Na escola, embora o papel da avaliação venha ganhando cada vez mais destaque nos cursos de graduação e pós-graduação, o tema ainda não tem recebido a necessária atenção. Para suprir essa lacuna, a Papirus Editora lança Conversas sobre avaliação (160 pp., R$ 44,90), obra organizada por Benigna Villas Boas e que é resultado de interações com professores da educação básica e superior em palestras, pesquisas, encontros informais e contatos por escrito.

“A avaliação tem suscitado dúvidas de caráter teórico e prático”, aponta Benigna. Os aspectos abordados no livro, ela explica, mais do que colocar em evidência as fragilidades desse tema, apontam caminhos e possibilidades para o dia a dia em sala de aula de toda a comunidade escolar, incluindo pais e responsáveis. O objetivo é ampliar a reflexão sobre o que é a avaliação, suas funções, seus níveis e suas práticas, para promover as aprendizagens de todos os estudantes, da educação infantil à superior, contemplando também a educação de jovens e adultos e de jovens internos em instituições socioeducativas.
 
Entre outros tópicos, os capítulos questionam se é mesmo cabível avaliar comportamentos, se é possível eliminar a reprovação e que outras formas de avaliação podem ser consideradas além da aplicação de provas. Os autores também falam sobre como integrar pais e responsáveis nesse processo e sobre como a avaliação feita de forma encorajadora e respeitosa pode ajudar a driblar o bullying na escola.

Em formato de conversa, com linguagem objetiva e acessível, a obra afirma o compromisso dos autores com a educação de qualidade. “Nossa convicção pedagógica volta-se para que a avaliação cumpra seu papel de valorizar o trabalho desenvolvido pelas escolas (de educação básica e superior) e que, por seu intermédio, se removam as fragilidades encontradas no mais curto espaço de tempo”, explica a organizadora.

A aprendizagem dos alunos é tão importante que exige cuidados constantes para que continue evoluindo. O livro convida todos os professores, das mais diversas áreas, a participarem dessa conversa, pensando e repensando suas práticas avaliativas.

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Sobre a organizadora:

Benigna Villas Boas nasceu em Bonfim (MG) e mora em Brasília desde 1960. É pedagoga, mestre em Educação pela Universidade de Houston, no Texas, doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutora pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres.
Professora emérita da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), atua nos cursos de formação de professores e no Programa de Pós-graduação em Educação, além de coordenar o Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico (Gepa), cadastrado no CNPq. Desenvolve pesquisas sobre avaliação e tem publicações importantes na área, ressaltando-se a obra Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico (2004) e a organização do livro Avaliação: Políticas e práticas (2002), ambos publicados pela Papirus Editora.

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