terça-feira, 18 de setembro de 2018


ENSINO FUNDAMENTAL: DA LEI DE DIRETRIZES E BASES À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Lançamento da Papirus convida a repensar o ensino fundamental em tempos de BNCC


A fim de fomentar o debate em torno das políticas públicas voltadas ao ensino fundamental, especialmente com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Papirus Editora lança Ensino fundamental: Da LDB à BNCC (272 pp., R$ 59,90). Essa obra, organizada por Ilma Passos de Alencastro Veiga e Edileuza Fernandes da Silva, analisa a prática docente na sala aula, resgatando a função social da escola, fortalecendo a valorização e o comprometimento de todos com as ações coletivas de ensinar, aprender, pesquisar e avaliar no processo didático.

“São muitos os caminhos possíveis para se garantirem a busca e o compromisso do professor com a renovação pedagógica no sentido de resgatar o diálogo e a inter-relação entre as disciplinas do currículo”, explica Nereide Saviani, doutora em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP, no Prefácio. Como ela ressalta, “as mudanças vivenciadas no contexto da sociedade, hoje globalizada, têm exercido influência em todos os níveis de ensino”.

O livro está dividido em cinco partes: a primeira busca desvendar o ensino fundamental no Brasil, sua legislação, sua história, seus princípios e o trabalho pedagógico. A segunda parte coloca em enfoque as linguagens como formas de representar o mundo e socializar pensamentos. A terceira volta-se para a matemática como conhecimento que se forma com a necessidade dos seres humanos de buscar respostas às questões e às situações por eles vivenciadas. A quarta trata da articulação entre ciências, cultura e tecnologia, visando a uma postura interventiva no mundo. A quinta e última parte defende a construção da história e da geografia em articulação favorável ao pensamento crítico.

Destinado a professores e gestores da escola básica, além de estudantes de licenciatura, Ensino fundamental: Da LDB à BNCC discorre sobre currículo, gestão democrática e projeto político-pedagógico – elementos, segundo as organizadoras, “primordiais para se pensar o trabalho escolar, favorável à permanência dos estudantes na escola, mas também e fundamentalmente à qualidade da educação”. Esse é o grande desafio!

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Sobre as organizadoras:

Ilma Passos de Alencastro Veiga, doutora com pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é professora titular emérita da Universidade de Brasília (UnB) e atua como professora e pesquisadora do Centro Universitário de Brasília (Uniceub). Pesquisa nas áreas de formação de professor, didática, educação superior, docência universitária e projeto político-pedagógico. É membro da Comissão de Supervisão Pedagógica dos cursos de formação de professores na área de pedagogia da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu-MEC).


Edileuza Fernandes da Silva, pedagoga, mestre e doutora em Educação, é professora na área de didática fundamental e membro do corpo permanente de docentes do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (PPGE-FE-UnB), na linha de pesquisa profissão docente, currículo e avaliação. Possui experiência na educação básica, tendo atuado como subsecretária de educação básica. É líder do grupo de estudos e pesquisa sobre Marxismo e Formação do Educador (MarxEduca), cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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