ENSINO FUNDAMENTAL: DA LEI DE DIRETRIZES E BASES À BASE NACIONAL
COMUM CURRICULAR
Lançamento da Papirus convida
a repensar o ensino fundamental em tempos de BNCC
A fim de
fomentar o debate em torno das políticas públicas voltadas ao ensino
fundamental, especialmente com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular
(BNCC), a Papirus Editora lança Ensino fundamental:
Da LDB à BNCC (272 pp., R$ 59,90). Essa obra, organizada por
Ilma Passos de Alencastro Veiga e Edileuza Fernandes da Silva, analisa a
prática docente na sala aula, resgatando a função social da escola,
fortalecendo a valorização e o comprometimento de todos com as ações coletivas
de ensinar, aprender, pesquisar e avaliar no processo didático.
“São
muitos os caminhos possíveis para se garantirem a busca e o compromisso do
professor com a renovação pedagógica no sentido de resgatar o diálogo e a
inter-relação entre as disciplinas do currículo”, explica Nereide Saviani,
doutora em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP, no Prefácio. Como ela
ressalta, “as mudanças vivenciadas no contexto da sociedade, hoje globalizada,
têm exercido influência em todos os níveis de ensino”.
O livro está
dividido em cinco partes: a primeira busca desvendar o ensino fundamental no
Brasil, sua legislação, sua história, seus princípios e o trabalho pedagógico.
A segunda parte coloca em enfoque as linguagens como formas de representar o
mundo e socializar pensamentos. A terceira volta-se para a matemática como
conhecimento que se forma com a necessidade dos seres humanos de buscar
respostas às questões e às situações por eles vivenciadas. A quarta trata da
articulação entre ciências, cultura e tecnologia, visando a uma postura
interventiva no mundo. A quinta e última parte defende a construção da história
e da geografia em articulação favorável ao pensamento crítico.
Destinado
a professores e gestores da escola básica, além de estudantes de licenciatura, Ensino fundamental: Da LDB à BNCC discorre
sobre currículo, gestão democrática e projeto político-pedagógico – elementos, segundo
as organizadoras, “primordiais para se pensar o trabalho escolar, favorável à
permanência dos estudantes na escola, mas também e fundamentalmente à qualidade
da educação”. Esse é o grande desafio!
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Sobre as organizadoras:
Ilma Passos de Alencastro Veiga, doutora com pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de
Campinas (Unicamp), é professora titular emérita da Universidade de Brasília
(UnB) e atua como professora e pesquisadora do Centro Universitário de Brasília
(Uniceub). Pesquisa nas áreas de formação de professor, didática, educação
superior, docência universitária e projeto político-pedagógico. É membro da
Comissão de Supervisão Pedagógica dos cursos de formação de professores na área
de pedagogia da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação
(Sesu-MEC).
Edileuza Fernandes
da Silva, pedagoga, mestre e doutora em Educação, é professora na área de didática
fundamental e membro do corpo permanente de docentes do Programa de
Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília
(PPGE-FE-UnB), na linha de pesquisa profissão docente, currículo e avaliação.
Possui experiência na educação básica, tendo atuado como subsecretária de
educação básica. É líder do grupo de estudos e pesquisa sobre Marxismo e
Formação do Educador (MarxEduca), cadastrado no Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
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