terça-feira, 18 de setembro de 2018


DICIONÁRIO CRÍTICO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS E DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Obra traz verbetes recorrentes nessas áreas, fornecendo ao leitor subsídios básicos e abrangentes para o entendimento do assunto

Uma vez que a educação, a escola e a universidade são agências de formação humana desta nossa civilização, parece necessária a uniformização semântica de termos decorrentes das mudanças no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, a Papirus lança Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância (736 pp., R$ 99,90), obra organizada pelo educador Daniel Mill, inédita na temática tratada, e que traz vocabulários específicos, com sua respectiva significação, sobre a relação entre educação e tecnologias.

“Trata-se de uma obra resultante de um projeto ousado e trabalhoso, mas gratificante pelo processo e pelos resultados”, conta Mill. “Também é um trabalho diferenciado do ponto de vista da forma de organização e desenvolvimento da obra: não foi tarefa simples a articulação do esforço de 189 pesquisadores, constituindo uma produção em rede, coletiva e colaborativa, resultando nesta obra com quase duas centenas de verbetes aprovados”, diz. “Os verbetes constituem textos simples, sintéticos e com alguma preocupação didática no tratamento do conteúdo, cuja finalidade principal é oferecer uma obra capaz de dimensionar as grandes transformações no ensino-aprendizagem, particularmente aquelas fomentadas pelo advento das TDICs”, explica o organizador.

Desse modo, espera-se que a mesma se torne uma bibliografia de referência para pesquisadores, gestores, educadores e demais interessados no tema. “Essa pluralidade temática e de bases que fundamentam a relação entre educação e tecnologias indica uma das riquezas da obra como produção transdisciplinar”, afirma Mill.

Organizado de forma didática, esse dicionário constitui um verdadeiro conjunto de saberes, no contexto da educação em sua relação com a cultura digital. O objetivo é despertar e aprofundar o interesse, crítico e reflexivo, pelo desvelamento do processo educacional no contexto das tecnologias digitais de informação e comunicação, com foco na melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem, seja na educação a distância, seja na presencial.

Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, educadores, gestores, representantes do poder público e curiosos que se interessem pelas principais nuanças da relação entre a educação e as tecnologias, de modo geral e, particularmente, no âmbito da educação a distância. Enfim, uma obra a todos aqueles que pensam e fazem educação!

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Sobre o organizador:
Daniel Mill é doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-doutor com estudos sobre a gestão estratégica na educação a distância pela Universidade Aberta de Portugal. Atualmente é professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde trabalha como docente e gestor de Educação a Distância (EaD). Nessa mesma instituição, é ainda membro do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, além de liderar o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação a Distância. Também é membro do Grupo de Pesquisa sobre Trabalho, Tecnologia e Educação da UFMG. Organizou os livros Educação a distância: Desafios contemporâneos e Polidocência na educação a distância: Múltiplos enfoques. Suas pesquisas e publicações têm como foco o tema trabalho, tecnologia e educação a distância, com especial atenção aos desdobramentos para a gestão, as linguagens/cognição e a docência na EaD.

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