DICIONÁRIO CRÍTICO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS E
DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Obra
traz verbetes recorrentes nessas áreas, fornecendo ao leitor subsídios básicos
e abrangentes para o entendimento do assunto
Uma
vez que a educação, a escola e a universidade são agências de formação humana
desta nossa civilização, parece necessária a uniformização semântica de termos
decorrentes das mudanças no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, a
Papirus lança Dicionário crítico de educação e tecnologias e
de educação a distância (736 pp.,
R$ 99,90), obra organizada pelo
educador Daniel Mill, inédita na temática tratada, e que traz vocabulários
específicos, com sua respectiva significação, sobre a relação entre educação e
tecnologias.

Desse
modo, espera-se que a mesma se torne uma bibliografia de referência para pesquisadores,
gestores, educadores e demais interessados no tema. “Essa pluralidade temática
e de bases que fundamentam a relação entre educação e tecnologias indica uma
das riquezas da obra como produção transdisciplinar”, afirma Mill.
Organizado
de forma didática, esse dicionário constitui um verdadeiro conjunto de saberes,
no contexto da educação em sua relação com a cultura digital. O objetivo é
despertar e aprofundar o interesse, crítico e reflexivo, pelo desvelamento do
processo educacional no contexto das tecnologias digitais de informação e
comunicação, com foco na melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem, seja na
educação a distância, seja na presencial.
Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a
distância é destinado a estudantes de graduação
e pós-graduação, pesquisadores, educadores, gestores, representantes do poder público
e curiosos que se interessem pelas principais nuanças da relação entre a educação
e as tecnologias, de modo geral e, particularmente, no âmbito da educação a distância.
Enfim, uma obra a todos aqueles que pensam e fazem educação!
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Sobre o organizador:
Daniel Mill é doutor em Educação pela Universidade Federal
de Minas Gerais (UFMG) e pós-doutor com estudos sobre a gestão estratégica na
educação a distância pela Universidade Aberta de Portugal. Atualmente é
professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde trabalha como
docente e gestor de Educação a Distância (EaD). Nessa mesma instituição, é
ainda membro do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de
Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, além de liderar o Grupo de
Estudos e Pesquisas sobre Educação a Distância. Também é membro do Grupo de
Pesquisa sobre Trabalho, Tecnologia e Educação da UFMG. Organizou os livros Educação a distância: Desafios
contemporâneos e Polidocência na
educação a distância: Múltiplos enfoques. Suas pesquisas e publicações têm
como foco o tema trabalho, tecnologia e educação a distância, com especial
atenção aos desdobramentos para a gestão, as linguagens/cognição e a docência
na EaD.
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