O ato de
ensinar uma prática esportiva implica certos cuidados pedagógicos, que podem
influenciar diretamente o processo de aprendizagem. Pensando nisso, Vilma
Nista-Piccolo e Eliana de Toledo organizaram o livro Abordagens pedagógicas do
esporte: Modalidades convencionais e não convencionais, lançamento da
Papirus Editora, que tem
como diferencial a aproximação e o diálogo com a prática do esporte.
A obra provoca reflexões, aborda e
discute temas atuais, muitas vezes polêmicos, como a especialização precoce, a
ludicidade na prática esportiva, o esporte na infância, a autonomia e o
significado do esporte. Os autores têm grande experiência nas modalidades que
apresentam – futebol, vôlei, tênis, ginástica artística, entre outras –, como
professores, como técnicos, como ex-atletas que buscaram a especialização
docente.
Não basta saber praticar um esporte
para ensiná-lo. “Parece simples e óbvio que qualquer jogador de basquete saiba
ensinar uma criança a jogar basquete”, por exemplo, mas, como afirmam as
organizadoras da obra, não é bem assim. Segundo elas, ex-jogadores nem sempre
são capazes de adaptar suas habilidades a “exercícios educativos” que possam
preparar novos atletas hábeis. “É preciso elaborar procedimentos pedagógicos
adequados à sua realidade, isto é, com base nas experiências motoras que as
crianças apresentam, vivenciadas por elas anteriormente. É assim que se torna
possível estruturar o trabalho. Com base nas dificuldades demonstradas, poder criar
meios, caminhos viáveis para a aprendizagem de todos”, concluem.
Enfim, Abordagens
pedagógicas do esporte busca
oferecer aos interessados em trabalhar com esporte estratégias pedagógicas para
diferentes modalidades, principalmente as que não são muito conhecidas, mas que
começam a ser praticadas no Brasil, como o rope
skipping e a roda ginástica. Essas modalidades são as que mais carecem de
estudos pedagógicos. Por meio de propostas coerentes, voltadas à aprendizagem
de iniciantes, o livro oferece aos interessados nessas e em outras práticas
esportivas possibilidades de desenvolver atividades adequadas, com foco nos
atletas e nos escolares, do início ao ápice de suas carreiras no esporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário