segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

UM OLHAR PEDAGÓGICO PARA A PRÁTICA ESPORTIVA



O ato de ensinar uma prática esportiva implica certos cuidados pedagógicos, que podem influenciar diretamente o processo de aprendizagem. Pensando nisso, Vilma Nista-Piccolo e Eliana de Toledo organizaram o livro Abordagens pedagógicas do esporte: Modalidades convencionais e não convencionais, lançamento da Papirus Editora, que tem como diferencial a aproximação e o diálogo com a prática do esporte.

A obra provoca reflexões, aborda e discute temas atuais, muitas vezes polêmicos, como a especialização precoce, a ludicidade na prática esportiva, o esporte na infância, a autonomia e o significado do esporte. Os autores têm grande experiência nas modalidades que apresentam – futebol, vôlei, tênis, ginástica artística, entre outras –, como professores, como técnicos, como ex-atletas que buscaram a especialização docente.

Não basta saber praticar um esporte para ensiná-lo. “Parece simples e óbvio que qualquer jogador de basquete saiba ensinar uma criança a jogar basquete”, por exemplo, mas, como afirmam as organizadoras da obra, não é bem assim. Segundo elas, ex-jogadores nem sempre são capazes de adaptar suas habilidades a “exercícios educativos” que possam preparar novos atletas hábeis. “É preciso elaborar procedimentos pedagógicos adequados à sua realidade, isto é, com base nas experiências motoras que as crianças apresentam, vivenciadas por elas anteriormente. É assim que se torna possível estruturar o trabalho. Com base nas dificuldades demonstradas, poder criar meios, caminhos viáveis para a aprendizagem de todos”, concluem.

Enfim, Abordagens pedagógicas do esporte busca oferecer aos interessados em trabalhar com esporte estratégias pedagógicas para diferentes modalidades, principalmente as que não são muito conhecidas, mas que começam a ser praticadas no Brasil, como o rope skipping e a roda ginástica. Essas modalidades são as que mais carecem de estudos pedagógicos. Por meio de propostas coerentes, voltadas à aprendizagem de iniciantes, o livro oferece aos interessados nessas e em outras práticas esportivas possibilidades de desenvolver atividades adequadas, com foco nos atletas e nos escolares, do início ao ápice de suas carreiras no esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário