Autoras sugerem práticas para serem adotadas dentro
e fora da sala de aula, com base em informações nutricionais e discussões
pedagógicas interdisciplinares

Hoje em dia,
há muitas informações disponíveis sobre alimentos e dietas. Mas será que
sabemos interpretá-las? As autoras chamam a atenção para o número de problemas
de saúde decorrentes de maus hábitos alimentares, que cresce drasticamente na
sociedade atual. “Por exemplo: em torno de 80% das doenças do coração e 90% dos
casos de diabetes têm uma ligação estreita com hábitos de vida e alimentação.
Uma dieta saudável afeta positivamente todos os aspectos da vida – comer bem é
fundamental”, apontam Karen e Sheila. “Mas será que a população sabe o que
significa ‘comer bem’? Esses dados nos levam a crer que é essencial incluir no
currículo de nossas escolas propostas pedagógicas que contribuam para a
educação alimentar das futuras gerações”, alertam.
O livro tem como objetivo
principal pensar uma pedagogia interdisciplinar tomando como tema gerador a
nutrição. “Não pretendemos oferecer receitas prontas, mas, de vez em quando,
ilustraremos nossas propostas de trabalho com relatos de experiências
pedagógicas já realizadas”, explicam as autoras.
Nutrição:
Interdisciplinaridade na prática valoriza o diálogo entre as autoras e o leitor, a
forte relação entre teoria e prática, além de colocar o aluno como protagonista
ativo, que participa de situações comunicativas concretas nas quais sua
contribuição é respeitada. É possível também encontrar na obra muitas sugestões
de práticas para serem adotadas dentro e fora da sala de aula, com base em
informações nutricionais e discussões pedagógicas explicitamente
interdisciplinares. Lembrando que a motivação é importante fator de sucesso no
processo de ensino e aprendizagem.
A obra é
voltada principalmente a professores
da educação fundamental, mas atende também a educadores que atuam em outros
níveis de ensino. Após a leitura, é possível colocar a teoria em
prática e garantir uma aprendizagem interdisciplinar que faça sentido para os
alunos. Então, professor, mãos à obra!
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