quarta-feira, 22 de novembro de 2017

NUTRIÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA

Autoras sugerem práticas para serem adotadas dentro e fora da sala de aula, com base em informações nutricionais e discussões pedagógicas interdisciplinares

Qual a base de nossa alimentação? Gostamos de legumes e suco de frutas ou preferimos fast-food e refrigerante? Nossas escolhas influenciam, e muito, nossa saúde. Obra da educadora Karen Currie e da nutricionista Sheila Currie de Carvalho, Nutrição: Interdisciplinaridade na prática (Papirus, 352 pp., R$ 59,90) sugere propostas de trabalho voltadas a todas as disciplinas, sobre esse tema tão importante.

Hoje em dia, há muitas informações disponíveis sobre alimentos e dietas. Mas será que sabemos interpretá-las? As autoras chamam a atenção para o número de problemas de saúde decorrentes de maus hábitos alimentares, que cresce drasticamente na sociedade atual. “Por exemplo: em torno de 80% das doenças do coração e 90% dos casos de diabetes têm uma ligação estreita com hábitos de vida e alimentação. Uma dieta saudável afeta positivamente todos os aspectos da vida – comer bem é fundamental”, apontam Karen e Sheila. “Mas será que a população sabe o que significa ‘comer bem’? Esses dados nos levam a crer que é essencial incluir no currículo de nossas escolas propostas pedagógicas que contribuam para a educação alimentar das futuras gerações”, alertam.

O livro tem como objetivo principal pensar uma pedagogia interdisciplinar tomando como tema gerador a nutrição. “Não pretendemos oferecer receitas prontas, mas, de vez em quando, ilustraremos nossas propostas de trabalho com relatos de experiências pedagógicas já realizadas”, explicam as autoras.

Nutrição: Interdisciplinaridade na prática valoriza o diálogo entre as autoras e o leitor, a forte relação entre teoria e prática, além de colocar o aluno como protagonista ativo, que participa de situações comunicativas concretas nas quais sua contribuição é respeitada. É possível também encontrar na obra muitas sugestões de práticas para serem adotadas dentro e fora da sala de aula, com base em informações nutricionais e discussões pedagógicas explicitamente interdisciplinares. Lembrando que a motivação é importante fator de sucesso no processo de ensino e aprendizagem.

A obra é voltada principalmente a professores da educação fundamental, mas atende também a educadores que atuam em outros níveis de ensino. Após a leitura, é possível colocar a teoria em prática e garantir uma aprendizagem interdisciplinar que faça sentido para os alunos. Então, professor, mãos à obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário