terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A Física no ensino médio

A Papirus lança, em breve, mais um título sobre Física. Veja os que já foram publicados pela Editora sobre essa temática. Todos de autoria de Márcio Barreto!



A Física no ensino médio: Livro do professor
Esse livro propõe-se a analisar o conteúdo da física no ensino médio. De maneira fácil e clara, o autor tece comentários sobre os conceitos dessa disciplina e sobre a prática do professor na escola. O objetivo aqui é pensar um curso estimulante e adequado ao aluno.
Da física clássica à física moderna, a sequência dos tópicos apresentada incentiva a realização de atividades interdisciplinares para que os múltiplos significados dos conceitos científicos possam se revelar. A fim de intensificar o diálogo com o leitor, foram ainda selecionados e distribuídos ao longo do texto exercícios e questões de vestibulares. Enfim, uma obra que serve tanto para a reflexão do professor quanto para seu cotidiano em sala de aula.


Física: Einstein para o ensino médio
O leitor tem em mãos uma porta de entrada para a vida e a obra de Albert Einstein. Tal como o cinema — que nasceu quando Einstein era um jovem estudante do ensino médio —, os trabalhos do mais famoso cientista do século XX vêm estimulando o imaginário e desafiando nossa percepção de vários fenômenos até hoje.
Desfazendo alguns mitos por vezes oportunistas, a física moderna tem neste livro uma abordagem interdisciplinar, revelando como a ciência e a tecnologia não se desenvolvem isoladas da política e da economia.
A imersão nas teorias da luz, do espaço-tempo e da gravitação é feita por meio de suas ressonâncias e de seus desencontros com a filosofia, as artes, a matemática, a história e a literatura, envolvendo contribuições das diversas disciplinas que compõem a grade curricular do ensino médio.


Física: Newton para o ensino médio
Esse livro destina-se a pessoas que se interessam por ciência. Com base nos estudos de Newton, o desenvolvimento da Física Clássica é abordado nos seus aspectos epistemológicos e históricos, caminho para se compreender a revolução da Física Moderna. Newton é uma importante presença na vida escolar dos estudantes de ensino médio, que, ao conhecerem sua obra e o contexto em que ela se desenvolveu, tendem a se aproximar da Física com mais clareza e segurança. Vários componentes curriculares podem se integrar ao conteúdo dessas páginas. Apesar do enfoque específico na obra de Newton, os textos de cada capítulo têm um caráter multidisciplinar e servem de estímulo para atividades dessa natureza. Desde a Antigüidade, passando pela Renascença e pela Revolução Industrial até os nossos dias, o livro explora as raízes da lei da atração gravitacional, as relações entre ciência, magia e religião, a invenção da máquina a vapor, as leis da termodinâmica, o conceito de energia e questões sobre o tempo e a luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário