sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

DOCUMENTÁRIO

A Papirus publicou os seguintes livros sobre essa temática. Veja!



O documentário: Um outro cinema, de Guy Gauthier
O desenvolvimento das câmeras leves deu um novo estímulo e uma maior liberdade aos cineastas que, desde a invenção dos irmãos Lumière, escolheram filmar os roteiros do real, captando o movimento da vida longe dos estúdios, sem dispensarem o rigoroso trabalho de escrita que toda obra de criação implica.
De Dziga Vertov a Chris Marker, os nomes que marcam o longo percurso do documentário mostram a participação ativa do "documentário de criação" na elaboração e no desenvolvimento da linguagem cinematográfica. O autor analisa, em diferentes períodos da história – a imagem silenciosa, a imagem comentada, o som sincrônico, a imagem digital –, as particularidades de uma estética original.
Esse livro traz ainda um capítulo sobre as tendências contemporâneas do cinema documentário que prolongam ou renovam uma arte, de agora em diante, planetária, como demonstra o importante anexo filmográfico no fim da obra.
--------------------------------------------------------------

Introdução ao documentário, de Bill Nichols
O primeiro livro a proporcionar uma introdução abrangente às questões e aos conceitos que caracterizam a produção de vídeos e filmes documentários.
Oferece uma visão geral única dos tópicos e das questões mais importantes da história e da crítica do documentário. Pensado para estudantes de todas as áreas que utilizam dados visuais e estratégias persuasivas – do direito à antropologia e da história ao jornalismo –, esse livro explica detalhadamente as características distintivas do documentário. Forma abrangente e independente de cinema, o documentário ainda não tinha uma introdução escrita adequada a seu público ou a seus futuros realizadores.
O livro não está organizado como uma história do gênero, embora seus exemplos abarquem um século de cinema. Em vez disso, dá respostas sugestivas a questões básicas que têm estado no centro de todos os debates sobre o documentário, desde os primórdios até hoje. Cada capítulo trata de questões diferentes, que vão de "como começou o cinema documentário?" a "por que as questões éticas são fundamentais para o cinema documentário?". Essas perguntas se deslocam por questões de ética, forma, modo, voz, história e política, entre outras. O último capítulo trata de como escrever sobre o documentário de maneira clara e convincente. Introdução ao documentário fornece um alicerce importante para explorações mais profundas nessa área extremamente vital do cinema de hoje.
--------------------------------------------------------------

Roteiro de documentário: Da pré-produção à pós-produção, de Sérgio Puccini
Esse livro investiga o processo de roteirização do documentário entendido como modo de organização da produção e do discurso do filme. Se no filme de ficção a escrita do roteiro ocorre integralmente no período de preparação, anterior à pré-produção e à filmagem, no documentário essa escrita muitas vezes se estende por todo o processo de realização – trata-se de uma escrita aberta. Com base nessa constatação, Sérgio Puccini tece considerações sobre as três etapas de uma produção cinematográfica: pré-produção, filmagem e pós-produção, ressaltando o papel de cada uma na construção do documentário. Mostra ainda que a possibilidade de se trabalhar com um roteiro aberto faz com que funções técnicas, como direção de fotografia e edição, tenham maior participação criativa no filme, chegando, em alguns casos, a dividir os créditos de autoria.

Um comentário:

  1. Olá, sou professora de História e gostaria de receber as novidades em relação a publicações, existe alguma forma de cadastro?

    ResponderExcluir