segunda-feira, 24 de maio de 2010

Motivação não é autoajuda!

"A maioria das pessoas confunde motivação com autoajuda, ou com emoção. Na realidade, motivação tem muito pouco a ver com emoção." A frase é do antropólogo Luiz Marins e consta do livro Motivação: Do querer ao fazer, além de ser um dos temas do Debates Papirus da noite desta terça-feira, dia 25, às 19h30, na Saraiva Megastore do Shopping Iguatemi. O evento é gratuito, mas vale lembrar aos interessados que é preciso pegar senha com antecedência na Saraiva, já que o espaço é limitado e a procura é grande.

Voltando ao pensamento de Marins, a motivação é composta pelo conjunto de motivos, das razões de ordem lógica, racional, cartesiana que levam o indivíduo a fazer suas opções na vida. "Viver é optar, não é verdade? Se eu não tiver motivos pessoais para agir, sou uma pessoa desmotivada. O prefixo des- indica negação. Logo, desmotivado é aquele que se encontra sem motivos para atuar. Se alguém não tiver seus próprios motivos, terá de viver pelos motivos dos outros. Ninguém pode ter sucesso ou ser feliz – seja qual for a definição de sucesso e felicidade que se adote – vivendo por motivos que não sejam os seus."

Essa e outras considerações importantes e reveladoras você pode ler no livro e, melhor ainda, debater pessoalmente com os autores num gostoso bate-papo nesta terça, dia 25, às 19h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário