
O primeiro, Capitais migrantes e poderes peregrinos: O caso do RJ, de Barbara Freitag, será no dia 19 de março, sexta-feira, às 18h30.
Esse livro é o resultado de oito anos de pesquisa sobre formação das cidades no Brasil (registro urbanístico), focalizando a fundação das capitais Salvador, Rio, Brasília e a transferência de cidade de uma capital para outra, incluindo Lisboa. Dividida em nove capítulos, a obra abrange momentos que vão desde os primeiros contatos com a formação das cidades brasileiras (antes da chegada da família real em 1808) até a transferência da capital do país do Rio de Janeiro para Brasília. Os textos buscam resgatar as grandes conquistas do passado, entre as quais vale mencionar a independência política e econômica do Brasil em relação a Portugal e outras nações colonizadoras, e a superação da escravidão, humanizando um regime de trabalho e opressão altamente hierarquizado. Mas também alerta para os erros cometidos e para as batalhas que ainda precisam ser ganhas para consolidar na sociedade brasileira as estruturas básicas da democracia.

As estatísticas apontam que, a cada mês, 870 mil pessoas, em média, completam 65 anos, chegando à velhice. Essa fase da vida tem como principais características mudanças sociais e econômicas, com a chegada de netos, aposentadoria e a presença das doenças físicas e mentais. Mesmo considerando o aumento da expectativa de vida, há poucos estudos e projetos direcionados às demandas da saúde mental do idoso. A obra vem preencher essa lacuna e apresenta os resultados dos trabalhos de profissionais de diversas universidades brasileiras, proporcionando um panorama atual com importantes questões acerca da saúde mental dos idosos. São abordados temas como cuidados com a saúde, resiliência, enfrentamento de eventos estressantes, qualidade de vida, depressão, transtorno bipolar, síndrome de burnout, doença de Alzheimer e intervenção psicológica.
* Estacionamentos conveniados (primeira hora gratuita): Rua Manoel da Nóbrega, 88 e 95.
Nenhum comentário:
Postar um comentário