Livro é resultado da observação,
do registro e da reflexão sobre a ação educativa cotidiana, projetada e vivida
com crianças de dois a cinco anos
Há anos, no Brasil, discute-se a importância de uma
educação básica de qualidade, especialmente a educação infantil, que é o
princípio de tudo. Por isso, toda
aprendizagem precisa ser planejada, pensada e questionada. Buscando mostrar como
o diálogo entre teoria e prática pode levar à construção de práticas
pedagógicas renovadas, a Papirus lança Registros na
educação infantil: Pesquisa e prática pedagógica (192 pp., R$
43,90), livro organizado por Luciana Esmeralda Ostetto.
Sustentada por uma dinâmica de encontros de estudo
e troca com educadoras de uma unidade municipal de ensino em Niterói/RJ, essa
obra aborda diferentes modalidades e práticas de registro na educação infantil,
articulando conceitos e contextos implicados na documentação pedagógica. “Conhecer
as formas e os conteúdos dos registros já produzidos no interior da Umei
Rosalda Paim foi o ponto de partida, e, desde esse início, seguimos juntas na
reflexão sobre as práticas de narrativas do vivido”, explica Luciana. O objetivo, segundo ela, era “estar junto com
as educadoras para escutar – com todos os sentidos – as formas e os conteúdos
de que lançavam mão para produzir memória sobre o que estava acontecendo no
cotidiano educativo, formas que revelam maneiras de ser professora, diretora ou
pedagoga”.
Todos os capítulos dão visibilidade a percursos
projetados, trilhados e documentados no encontro entre universidade e educação
infantil. Para a organizadora, “é urgente estar com a educação básica, falar
com ela, seguir lado a lado, de mãos dadas, fortalecendo a educação infantil em
sua existência, resistência e luta em defesa dos direitos das crianças”.
Na apresentação da obra, a professora Lenira Haddad
ressalta a importância de “escrever sobre o cotidiano vivido com as crianças,
refletir sobre o fazer docente, avaliar o caminho pedagógico planejado,
redefinir ou reafirmar passos, articular teoria e prática”. Ela acredita que
essas são “ações de primeira grandeza, tanto para estagiários e estagiárias de
pedagogia, como para profissionais da educação infantil”. Enfim, um convite a
participar de percursos coletivos.
Registros na educação infantil é voltado a
todos os profissionais da educação infantil, além de pesquisadores da área da
infância, da formação de professores e de políticas públicas, e também a alunos
de cursos de licenciatura, sobretudo de pedagogia.
Sobre a organizadora:
Luciana Esmeralda Ostetto é pedagoga (UFSC), mestre (UFSCar) e
doutora em Educação (Unicamp). Foi professora da UFSC e desde 2012 leciona na
UFF, onde atua na graduação do curso de Pedagogia e na pós-graduação (mestrado
e doutorado) em Educação. Além de ter artigos em periódicos e coletâneas,
organizou e publicou diversos livros, que tematizam a educação infantil, a
formação de professores e a arte.
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