quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

PESQUISA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Livro é resultado da observação, do registro e da reflexão sobre a ação educativa cotidiana, projetada e vivida com crianças de dois a cinco anos

Há anos, no Brasil, discute-se a importância de uma educação básica de qualidade, especialmente a educação infantil, que é o princípio de tudo. Por isso, toda aprendizagem precisa ser planejada, pensada e questionada. Buscando mostrar como o diálogo entre teoria e prática pode levar à construção de práticas pedagógicas renovadas, a Papirus lança Registros na educação infantil: Pesquisa e prática pedagógica (192 pp., R$ 43,90), livro organizado por Luciana Esmeralda Ostetto.

Sustentada por uma dinâmica de encontros de estudo e troca com educadoras de uma unidade municipal de ensino em Niterói/RJ, essa obra aborda diferentes modalidades e práticas de registro na educação infantil, articulando conceitos e contextos implicados na documentação pedagógica. “Conhecer as formas e os conteúdos dos registros já produzidos no interior da Umei Rosalda Paim foi o ponto de partida, e, desde esse início, seguimos juntas na reflexão sobre as práticas de narrativas do vivido”, explica Luciana.  O objetivo, segundo ela, era “estar junto com as educadoras para escutar – com todos os sentidos – as formas e os conteúdos de que lançavam mão para produzir memória sobre o que estava acontecendo no cotidiano educativo, formas que revelam maneiras de ser professora, diretora ou pedagoga”.

Todos os capítulos dão visibilidade a percursos projetados, trilhados e documentados no encontro entre universidade e educação infantil. Para a organizadora, “é urgente estar com a educação básica, falar com ela, seguir lado a lado, de mãos dadas, fortalecendo a educação infantil em sua existência, resistência e luta em defesa dos direitos das crianças”.

Na apresentação da obra, a professora Lenira Haddad ressalta a importância de “escrever sobre o cotidiano vivido com as crianças, refletir sobre o fazer docente, avaliar o caminho pedagógico planejado, redefinir ou reafirmar passos, articular teoria e prática”. Ela acredita que essas são “ações de primeira grandeza, tanto para estagiários e estagiárias de pedagogia, como para profissionais da educação infantil”. Enfim, um convite a participar de percursos coletivos.

Registros na educação infantil é voltado a todos os profissionais da educação infantil, além de pesquisadores da área da infância, da formação de professores e de políticas públicas, e também a alunos de cursos de licenciatura, sobretudo de pedagogia. 


Sobre a organizadora:


Luciana Esmeralda Ostetto é pedagoga (UFSC), mestre (UFSCar) e doutora em Educação (Unicamp). Foi professora da UFSC e desde 2012 leciona na UFF, onde atua na graduação do curso de Pedagogia e na pós-graduação (mestrado e doutorado) em Educação. Além de ter artigos em periódicos e coletâneas, organizou e publicou diversos livros, que tematizam a educação infantil, a formação de professores e a arte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário