CELSO LODUCCA
ENTREVISTA PERSONALIDADES EM GRANDES
CRIATIVOS
Obra aborda processo
criativo de profissionais contemporâneos
das mais diversas áreas
das mais diversas áreas
O livro Grandes criativos (Papirus 7
Mares, 320 pp., R$ 59,90) é resultado de uma série de debates mediados pelo
publicitário Celso Loducca na Casa do Saber, em São Paulo, a fim de discutir a criatividade.
Na ocasião, ele recebeu oito profissionais das mais diversas áreas com o
objetivo de refletir sobre o processo criativo de cada um.
Na obra, que é fruto de uma parceria entre Casa do Saber e Papirus
Editora, estão registradas as entrevistas na íntegra, além das perguntas feitas
pelo público presente nos debates. Além dos já citados, o chef de cozinha Alex Atala e o designer
Marcelo Rosenbaum compõem a relação de entrevistados.
Loducca conduz cada entrevista como se fosse uma conversaentre amigos que
expõem suas particularidades no processo criativo. Para Eduardo Srur, a
criatividade é imperceptível e natural: “Acho que a criatividade pode ser
comparada a uma respiração que, durante o processo de trabalho, vamos
esquecendo”.
Para Ronaldo Bastos, talvez não exista uma explicação para a
criatividade. “Acho que há um dom”, diz. Marçal Aquino, embora não acredite em
inspiração, entende que cada um tenha uma tendência para algo que, se
descoberto a tempo, possa ser desenvolvido: “O problema é que muitas pessoas
passam a vida sem saber direito no que são boas”.
Ao transitar pelas áreas de gastronomia, teatro, artes plásticas, design, música, jornalismo e literatura,
os criativos falam de suas inspirações e trajetórias profissionais de maneira
descontraída e completam um diálogo produtivo e imperdível com Celso Loducca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário