sexta-feira, 17 de novembro de 2017

CELSO LODUCCA ENTREVISTA PERSONALIDADES EM GRANDES CRIATIVOS
Obra aborda processo criativo de profissionais contemporâneos
 das mais diversas áreas

O livro Grandes criativos (Papirus 7 Mares, 320 pp., R$ 59,90) é resultado de uma série de debates mediados pelo publicitário Celso Loducca na Casa do Saber, em São Paulo, a fim de discutir a criatividade. Na ocasião, ele recebeu oito profissionais das mais diversas áreas com o objetivo de refletir sobre o processo criativo de cada um.

Na obra, que é fruto de uma parceria entre Casa do Saber e Papirus Editora, estão registradas as entrevistas na íntegra, além das perguntas feitas pelo público presente nos debates. Além dos já citados, o chef de cozinha Alex Atala e o designer Marcelo Rosenbaum compõem a relação de entrevistados.

Loducca conduz cada entrevista como se fosse uma conversaentre amigos que expõem suas particularidades no processo criativo. Para Eduardo Srur, a criatividade é imperceptível e natural: “Acho que a criatividade pode ser comparada a uma respiração que, durante o processo de trabalho, vamos esquecendo”.

Para Ronaldo Bastos, talvez não exista uma explicação para a criatividade. “Acho que há um dom”, diz. Marçal Aquino, embora não acredite em inspiração, entende que cada um tenha uma tendência para algo que, se descoberto a tempo, possa ser desenvolvido: “O problema é que muitas pessoas passam a vida sem saber direito no que são boas”.

Ao transitar pelas áreas de gastronomia, teatro, artes plásticas, design, música, jornalismo e literatura, os criativos falam de suas inspirações e trajetórias profissionais de maneira descontraída e completam um diálogo produtivo e imperdível com Celso Loducca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário