sexta-feira, 1 de setembro de 2017



EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE NO SÉCULO XXI
Livro valoriza a importância da construção da ponte entre a tradição e a inovação, o passado e o futuro...


A Papirus Editora retoma a discussão iniciada no livro Educação física & esportes: Perspectivas para o século XXI, lançado há 24 anos. Organizado por Wagner Wey Moreira e Vilma Lení Nista-Piccolo, Educação física e esporte no século XXI (448 pp., R$ 74,90) foca as possibilidades do trabalho com o corpo pela educação física e pelo esporte neste novo século, buscando interpretar as perspectivas apontadas naquela época.

O que mudou de lá para cá? Qual é o papel da educação física no contexto da educação escolar? Questões relacionadas ao tema são discutidas ao longo dessa coletânea, que foi elaborada por professores que pesquisam e trabalham em universidades, relacionam o sentido de um corpo ativo com vários aspectos de manifestações culturais e preocupações existentes no mundo hoje, tais como: lazer, meio ambiente, educação, saúde, movimento olímpico, formação profissional, tecnologias da informação e corporeidade.

O corpo atualmente parece ter sido redescoberto pelas pessoas em geral. No entanto, segundo os autores, o tema corpo é constante na filosofia desde suas origens. É a partir do século XX, especialmente na sua segunda metade, que se tem a redescoberta do corpo trabalhado em grande escala por meio de exercícios físicos sistematizados.

O esporte exige das pessoas trabalho, esforço, disciplina, persistência, atitudes muitas vezes ausentes no dia a dia. Por isso, a importância de uma formação e ação pedagógica em educação física, que prepare profissionais conscientes e reflexivos para atuar numa sociedade em constante mudança, como a nossa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário