quinta-feira, 5 de maio de 2016

HISTÓRIA E CIDADANIA EM DEBATE

Livro dialoga com professores e profissionais da área de educação sobre o acesso dos indivíduos aos direitos básicos de cidadania, educação escolar e aprendizagem


Como preparar professores compromissados com a formação de cidadãos? Como fazer avançar as práticas de cidadania em nosso país? Com o objetivo de somar esforços aos estudos acerca da educação para a cidadania, mais especificamente sobre o lugar estratégico que o ensino de história ocupa nas escolas para a formação de cidadãos nas sociedades democráticas, a Papirus acaba de lançar o livro Ensino de história e cidadania (336 pp., R$ 68,90), organizado por Selva Guimarães.

A coletânea reúne múltiplas vozes, de pesquisadores e educadores de diferentes gerações e nacionalidades, da Europa (França, Portugal e Espanha) e da América Latina (Brasil, Chile, Argentina e México), que tratam de várias dimensões dessa problemática nos contextos de mudanças sociais, políticas, educacionais e culturais, vivenciadas por sociedades europeias e latino-americanas.

Organizada em torno de três temáticas – ”Cidadania, educação e histórias em debate“, “Cidadania na formação de investigadores e professores de história” e “Juventude, cidadania, mídias e aprendizagem histórica” –, a obra busca auxiliar no desenvolvimento do importante papel que escola e professores desempenham na sociedade republicana e democrática em que vivemos: promover o acesso de todos os indivíduos aos direitos básicos de cidadania, educação escolar e aprendizagem.

Ensino de história e cidadania traz valiosa contribuição para o debate público sobre o papel do ensino de história na formação de cidadãos, sujeitos de direitos, agentes da construção de um mundo mais humano, solidário e justo para todos!

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