Livro dialoga
com professores e profissionais da área de educação sobre o acesso dos
indivíduos aos direitos básicos de cidadania, educação escolar e aprendizagem
Como
preparar professores compromissados com a formação de cidadãos? Como fazer
avançar as práticas de cidadania em nosso país? Com o objetivo de somar
esforços aos estudos acerca da educação para a cidadania, mais especificamente
sobre o lugar estratégico que o ensino de história ocupa nas escolas para a
formação de cidadãos nas sociedades democráticas, a Papirus acaba de lançar o
livro Ensino de história e cidadania (336 pp., R$ 68,90), organizado por Selva
Guimarães.
A coletânea
reúne múltiplas vozes, de pesquisadores e educadores de diferentes gerações e
nacionalidades, da Europa (França, Portugal e Espanha) e da América Latina
(Brasil, Chile, Argentina e México), que tratam de várias dimensões dessa
problemática nos contextos de mudanças sociais, políticas, educacionais e
culturais, vivenciadas por sociedades europeias e latino-americanas.
Organizada em torno de três temáticas – ”Cidadania,
educação e histórias em debate“, “Cidadania na formação de investigadores e
professores de história” e “Juventude, cidadania, mídias e aprendizagem
histórica” –, a obra busca auxiliar no desenvolvimento do importante papel que
escola e professores desempenham na sociedade republicana e democrática em que
vivemos: promover o acesso de todos os indivíduos aos direitos básicos de
cidadania, educação escolar e aprendizagem.
Ensino de história e cidadania traz valiosa contribuição para o debate público sobre o
papel do ensino de história na formação de cidadãos, sujeitos de direitos,
agentes da construção de um mundo mais humano, solidário e justo para todos!
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