terça-feira, 5 de abril de 2016

RUBEM ALVES PARA QUEM GOSTA DE ENSINAR

Papirus Editora reúne consagrada trilogia do autor em único volume!


O que ensinar? Por que ensinar? Para que e para quem ensinar? A partir de agora, os leitores de Rubem Alves encontrarão a trilogia Conversas com quem gosta de ensinar, Estórias de quem gosta de ensinar e A alegria de ensinar reunida em um único volume! Para quem gosta de ensinar (Papirus, 272 pp., R$ 58,50) traz, em ordem cronológica de publicação, essas três obras de referência para se discutir educação e ensino.

Nessas crônicas, Rubem Alves provoca reflexões sobre o processo de aprendizagem, sobre as estruturas educacionais, entre outros aspectos que compõem a educação. Porque para ele a tarefa primordial do professor é “seduzir o aluno para que ele deseje e, desejando, aprenda”.

Com estórias bem-contadas e uma linguagem simples, Rubem Alves leva o professor a repensar detalhes de sua rotina educacional. De modo que os ensinamentos por ele passados se tornem um deleite para a alma de seus alunos. “Pois ser mestre é isto: ensinar a felicidade.” E mais: “O mestre nasce da exuberância da felicidade. E, por isso mesmo, quando perguntados sobre a sua profissão, os professores deveriam ter coragem para dar a absurda resposta: ‘Sou um pastor da alegria...’. Mas, é claro, somente os seus alunos poderão atestar da verdade da sua declaração...”.

Para quem gosta de ensinar é um livro voltado aos profissionais da educação, àqueles que se pensam educadores ou que pretendem sê-lo e, especialmente, aos admiradores da obra de um dos mais importantes e respeitados educadores brasileiros.

----------------------------------------------------

Da contracapa...

As reflexões tecidas por Rubem Alves transtornam algumas das nossas desnecessárias certezas cristalizadas. A capacidade de ele nos surpreender com um novo ponto de vista sobre temas do cotidiano não resulta somente em surpresa mas, isso sim, em desejo de uma ação mais inventiva, mais decisiva, mais incisiva. Rubem Alves nos move de modo firme e carinhoso em direção às boas fronteiras da Virtude, sempre como o estupendo “pastor de utopias” que consegue ser!
Mario Sergio Cortella


O trabalho de Rubem Alves é a combinação perfeita entre alegria e sabedoria. O contato com sua obra é indispensável para se ter prazer na vida.
Gilberto Dimenstein

Nenhum comentário:

Postar um comentário