sexta-feira, 8 de abril de 2016

O FORMADOR DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS INOVADORAS

Resultado de trabalhos do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional Docente da PUC-SP em livro da Papirus


 
A proposta de formar professores pesquisadores tem sido debatida constantemente por investigadores, professores formadores e gestores da área de educação. E para contribuir com essa discussão, a Papirus Editora lança uma coletânea sobre o assunto. Práticas inovadoras na formação de professores (288 pp., R$ 58,90), organizada por Marli André, trata de questões contemporâneas a serem levadas em conta na formação de professores pesquisadores, aborda as políticas de iniciação à docência e traz relatos de práticas inovadoras de formação. Além de discutir aspectos mais específicos, referentes às práticas dos formadores de professores nos âmbitos da escola e dos cursos de formação inicial.

“Para abordar o tema da formação do professor pesquisador é preciso estender a discussão a outros aspectos que vêm sendo objeto de debate no campo da formação de professores nos anos recentes, como a reflexão sobre a prática, o trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional”, explica Marli André. “Muitas vezes quando se fala em formação de professores há muita atenção ao processo de formação, mas, frequentemente, nos esquecemos do outro lado da formação, a quem ela se destina, para que ela existe”, ressalta ela.

Nesse contexto, encontra-se o professor formador com a função de mediar práticas autoformativas, desempenhando tarefas de corresponsabilidade com o professor da escola, tais como: resolução de problemas, diagnóstico, aprendizagem e controle de processo. “Esse novo profissional representa um agente de mudança dentro de propostas inovadoras de políticas públicas de formação de professores”, afirma a organizadora.

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