Resultado
de trabalhos do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento
Profissional Docente da PUC-SP em livro da Papirus
A
proposta de formar professores pesquisadores tem sido debatida constantemente
por investigadores, professores formadores e gestores da área de educação. E
para contribuir com essa discussão, a Papirus Editora lança uma coletânea sobre
o assunto. Práticas inovadoras na formação de
professores (288 pp., R$ 58,90), organizada por Marli André, trata
de questões contemporâneas a serem levadas em conta na formação de professores
pesquisadores, aborda as políticas de iniciação à docência e traz relatos de
práticas inovadoras de formação. Além de discutir aspectos mais específicos, referentes
às práticas dos formadores de professores nos âmbitos da escola e dos cursos de
formação inicial.
“Para
abordar o tema da formação do professor pesquisador é preciso estender a
discussão a outros aspectos que vêm sendo objeto de debate no campo da formação
de professores nos anos recentes, como a reflexão sobre a prática, o trabalho
colaborativo e o desenvolvimento profissional”, explica Marli André. “Muitas
vezes quando se fala em formação de professores há muita atenção ao processo de
formação, mas, frequentemente, nos esquecemos do outro lado da formação, a quem
ela se destina, para que ela existe”, ressalta ela.
Nesse contexto, encontra-se o professor formador com a função de mediar práticas autoformativas, desempenhando tarefas de corresponsabilidade com o professor da escola, tais como: resolução de problemas, diagnóstico, aprendizagem e controle de processo. “Esse novo profissional representa um agente de mudança dentro de propostas inovadoras de políticas públicas de formação de professores”, afirma a organizadora.
Nesse contexto, encontra-se o professor formador com a função de mediar práticas autoformativas, desempenhando tarefas de corresponsabilidade com o professor da escola, tais como: resolução de problemas, diagnóstico, aprendizagem e controle de processo. “Esse novo profissional representa um agente de mudança dentro de propostas inovadoras de políticas públicas de formação de professores”, afirma a organizadora.
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