terça-feira, 26 de abril de 2016

O FIM DO CINEMA?

Livro discute as grandes mudanças que a revolução digital vem
provocando na instituição cinematográfica


A história do cinema sempre foi pontuada por momentos de questionamento da identidade do meio de comunicação cinematográfico. A crise gerada pelo advento do digital não é a primeira mudança radical sobrevindo o reino da sétima arte, que começa na passagem do cinema mudo para o cinema sonoro e que passa pelo advento da cor, pela implantação da televisão etc. Para contribuir com as discussões em torno da série de mutações tecnológicas que o cinema tem sofrido ao longo do tempo, a Papirus lança a tradução brasileira de um importante livro de André Gaudreault e Philippe Marion: O fim do cinema? Uma mídia em crise na era digital (208 pp., R$ 68,90).

“Nesta era de hibridização dos meios, o cinema como meio de comunicação é, de fato, chamado a compartilhar as mesmas telas e a se alimentar nas mesmas plataformas que outros meios de comunicação que, há pouco tempo, eram-lhe estranhos (a televisão, por exemplo), ou simplesmente não existiam (internet, por exemplo)”, explicam os autores.

Esta problemática é posta em evidência para salientar o fato de que o “nosso universo midiático atravessa, há vários anos, uma zona de turbulência de amplitude inédita” e que “seja no momento da passagem para o cinema falado, seja no momento da introdução dos formatos largos, cada tecnologia nova alterou, à sua maneira, de forma progressiva e durável, as práticas de produção e difusão das obras [fílmicas], assim como sua recepção pelos espectadores”, como continuam eles.

Submerso pela onda digital, que embaralha radicalmente as fronteiras entre os meios de comunicação – salas de cinema, televisão, HQ, internet, celular etc. –, será que o cinema estaria morrendo? O calor do fotoquímico da película deu lugar à frieza do pixel digital e outras formas de espetáculos começaram a invadir, por meio de transmissões via satélite, as salas dedicadas à sétima arte. No entanto, a produção e a recepção cinematográficas continuam por toda parte: inscrevem-se em novos suportes e adaptam-se a novas telas.

Nesse livro, Gaudreault e Marion interrogam os sobressaltos identitários que o cinema atravessa hoje e propõem chaves para entender o impacto do digital sobre o universo atual dos meios de comunicação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário