Lino
de Macedo e Rodrigo Bressan discutem em livro como as neurociências podem
ajudar no processo de aprendizagem
O
que é aprender? Como a aprendizagem acontece? E os transtornos mentais? Qual é
o papel da escola nesses casos? Desafios da
aprendizagem: Como as neurociências podem ajudar pais e professores
(Papirus 7 Mares, 128 pp., R$ 38,50) discute essas e outras questões e procura
mostrar de que modo os estudos em neurociências podem lançar luz sobre vários
aspectos do desenvolvimento de crianças e adolescentes na escola.

Como
observa Rodrigo Bressan, este é o grande desafio da escola: ela precisa saber
lidar com todos os perfis de indivíduos, ajudar no bom desenvolvimento dos
alunos que têm um funcionamento dentro da normalidade, ou da média, mas também
amparar aqueles que são ligeiramente desviantes ou que possuem um
comprometimento maior.
“Há crianças que aprendem a falar e a dominar
a linguagem escrita mais tardiamente que outras, por exemplo, e é fundamental
entender e acolher essa diversidade dentro da escola. Isso é um grande desafio,
pois a escola é naturalmente uma instituição normatizadora, que busca trazer
todos os alunos para um padrão”, explica Bressan.
Nesse
contexto, buscar informação é fundamental para saber diferenciar, por exemplo, os
casos de transtorno mental, que são normalmente vistos como graves. Imagina-se
que os tratamentos não funcionem e que o uso de medicamentos seja sempre
necessário. Para os autores, é preciso ensinar e mostrar que os transtornos mentais
são comuns, tratáveis e que apenas uma pequena minoria representa situações mais
difíceis.
As pesquisas apontam o quanto o preconceito atrapalha a prevenção e o tratamento. O conhecimento leva à diminuição de estigmas, que é um dos objetivos desse livro.
As pesquisas apontam o quanto o preconceito atrapalha a prevenção e o tratamento. O conhecimento leva à diminuição de estigmas, que é um dos objetivos desse livro.
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