sexta-feira, 15 de junho de 2012

Autores da Papirus lançam livros na Livraria Cultura


Nye Ribeiro e João Proteti terão tarde de autógrafos e bate-papo
para o lançamento de Luz e Sombra e Rindo escondido

No próximo sábado (16), Nye Ribeiro e João Proteti, autores da Papirus Editora, lançam a partir das 15 horas, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi Campinas, seus novos livros: Luz e Sombra e Rindo escondido que prometem encantar as crianças com suas histórias e poemas. O evento é gratuito e aberto para todas as idades.

Em Luz e Sombra, de Nye Ribeiro, a história gira em torno de Liz, uma libélula alegre e cheia de amigos que vive em um bosque. Por onde ela passa, deixa um rastro de luz. Mas ela esconde um segredo: de tempos em tempos, sua sombra (Ziz) aparece e ofusca sua luz. A história de Liz mostra como uma amizade é construída, assim como a perda do medo daquilo que um dia lhe causou estranheza. “A história infantil deve ser sempre sutil, levando a criança a uma viagem pela imaginação. Como nos contos de fada, a criança lê ou ouve a história e vai assimilando seu conteúdo simbólico. O entendimento desse conteúdo vai ajudá-la a fazer associações com sua vida real, dependendo de sua maturidade emocional”, conta a autora. As ilustrações ficaram por conta de Karen Elis, experiente ilustradora que usa, principalmente, a aquarela como técnica. É reconhecida por seus traços suaves e excelente uso das cores.

Belamente ilustrado pelo próprio autor, Rindo escondido  traz poemas cheios de musicalidade, ora com assonâncias, aliterações e rimas, ora com repetições de palavras, mas sempre muito divertidos. “São poesias cuja tônica principal é o humor, o nonsense. "Busquei falar principalmente sobre animais e natureza”, diz Proteti. Para manter o interesse dos pequenos, o poeta foi cuidadoso na escolha do vocabulário -  simples e sofisticado, mas nada rebuscado – e no tamanho dos poemas, que não se estendem muito para manter o interesse da criança leitora. É possível perceber também a atenção aos temas e formas dos poemas, que são muito bem casados, tornando a significação rica - ponto importante para o aproveitamento da garotada.

---------------------------------------

Sobre os autores:
Nye Ribeiro é educadora, jornalista, autora de mais 50 livros e diretora da Roda & Cia. Editora. Além do seu trabalho na editora, continua escrevendo histórias infantis, participando de eventos literários e ministrando palestras para educadores.

João Proteti nasceu em Andradina (SP), em agosto de 1952. Faz poesia com palavras e com imagens. É autor de vários livros de poesia infantil. "Tenho um abraço para te dar" é sua primeira obra de poesia infantojuvenil. Participa regularmente de exposições de artes visuais. Atualmente, reside em Campinas (SP). O livro "Tenho um abraço para te dar" foi selecionado pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), para compor o Catálogo da Feira de Bolonha de 2010, referente à literatura infantil e juvenil brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário