quarta-feira, 16 de maio de 2012

MICHEL MARIE em São Paulo


Conferência, bate-papo e exibição de filmes de Jean-Luc Godard fizeram parte do evento
Quando se fala em teorias do cinema, sempre surge o nome de uma escola artística muito famosa: a Nouvelle Vague, que tem como um de seus principais representantes o cineasta Jean-Luc Godard. A relação do diretor com esse movimento é muito forte, e ambos são objetos de estudo e análise do professor francês de cinema Michel Marie no novo livro da Papirus Editora, A Nouvelle Vague e Godard, da coleção Campo Imagético. 


Para celebrar o lançamento, dois eventos foram programados para acontecer no mês de maio: o primeiro em São Paulo (15/05) e o outro no Rio de Janeiro (23/05).
Ontem, dia 15, a Livraria da Vila em São Paulo recebeu o público para o lançamento do livro, um bate-papo com o autor e ainda a exibição do curta-metragem Montparnasse-Levallois, de Jean-Luc Godard. (Fotos abaixo)

Já no dia 23, no Auditório da Central de Produção Multimídia da ECO/UFRJ, no campus da Praia Vermelha na Urca (Rio de Janeiro), os participantes, além do lançamento, do bate-papo com o autor francês – que está no Brasil especialmente para os eventos – e da exibição do curta, ainda poderão ver o filme Viver a vida, também de Godard.
---------------------------------------------------
A obra se divide em duas partes. Na primeira, Michel Marie faz um estudo detalhado sobre o movimento cultural cinematográfico em questão. O autor analisa a história de como o termo passou de slogan jornalístico, introduzido pela jornalista francesa Françoise Giroud em 1957, a conceito crítico e modo de produção e difusão dos filmes, além de uma prática de realização que correspondeu a escolhas estéticas. A fim de ilustrar mais precisamente a estética da Nouvelle Vague e sua contribuição à história do cinema, a segunda parte do livro é dedicada ao filme Acossado, primeiro longa-metragem da carreira de Jean-Luc Godard. Essa análise apresenta o cineasta, a gênese do filme e seu processo de produção, as fontes e as diferentes versões dos roteiros, a construção dramática do filme, seus temas e personagens e, é claro, sua estética tão particular, fundada sobre uma série de inovações técnicas revolucionárias para a época. Concluindo, analisa a campanha promocional do filme e a trajetória que o transformou em cult, garantindo seu lugar excepcional na história do cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário