segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Histórias em Quadrinhos



Houve um tempo em que as histórias em quadrinhos só entravam na escola escondidas. Hoje, porém, os gibis podem ser excelentes aliados do professor no processo de ensino. É o que revela o professor de Comunicação, jornalista e cartunista DJota Carvalho nesse livro.


O autor mostra várias possibilidades de utilização dos gibis em sala de aula. Inicialmente, situa o leitor no mundo dos quadrinhos, apresenta suas peculiaridades e sua história, bem como a relação entre as chamadas HQs e a educação. Depois, propõe atividades fáceis de aplicar em todas as disciplinas, que contam com personagens e histórias de diversos tipos (das infantis, com super-heróis e também os mangás).


Ao final, encontram-se dicas para professores e alunos produzirem uma história em quadrinhos em sala de aula, de maneira divertida e educativa, provando que, definitivamente, a Educação está no gibi.


------------------------------------------------


30 de janeiro - Dia dos Quadrinhos Nacionais


Como objetivo de valorizar os quadrinhos brasileiros, a Associação dos Cartunistas de São Paulo (AQC) criou o Dia dos Quadrinhos Nacionais, que é comemorado hoje, dia 30 de janeiro. A data foi escolhida para homenagear a primeira revista em quadrinhos já publicada no Brasil, chamada “As Aventuras de Nhô Quim”, de 1869, desenhada por Ângelo Agostini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário