Educação infantil: Enfoques em diálogo, organizado por Sonia Kramer e Eloisa Candal Rocha - No livro se entrelaçam diferentes
aspectos da infância e da educação infantil, seus problemas, suas conquistas e
perspectivas. Aí reside seu interesse para professores e gestores de educação
infantil e ensino fundamental, bem como para pesquisadores e profissionais que
trabalham com gênero, inclusão, arte e produção cultural dos pequeninos.
Encontros e encantamentos na educação infantil, organizado por Luciana Ostetto - É resultado de experiências vividas
no cotidiano da educação infantil, em creches e pré-escolas públicas, durante o
estágio curricular do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa
Catarina. Capítulo após capítulo, experimento após experimento, as autoras
oferecem aos educadores a oportunidade da redescoberta das linguagens, da
reinvenção de significados e procuram reacender em alunos e professores o
desejo de aprendizagem.
Educação infantil: Saberes e fazeres da formação de professores, organizado por Luciana Ostetto - Esse livro discute os saberes e
fazeres de educadoras em formação. Os textos nele reunidos mostram que a
qualidade da educação infantil está diretamente relacionada a fatores como
compromisso, dedicação e disposição para ver e ouvir as crianças.
Infância e educação infantil, organizado por Sonia Kramer, Maria Isabel Leite, Maria Fernanda Nunes e Daniela Guimarães - Esse livro reúne trabalhos
escritos por e para profissionais ligados à prática pedagógica com crianças de
zero a seis anos. A primeira parte agrupa estudos que, partindo dos fios da
narrativa – leitura e escrita –, partilham processos de construção do
conhecimento e culminam na análise das políticas públicas. A segunda parte é
reservada à discussão dos diferentes caminhos da formação, da cultura, da
estética e do cotidiano na educação.
Jogos e brincadeiras na educação infantil, de Maria Ap. Cória-Sabini e Regina Ferreira de Lucena - Esse livro descreve um conjunto de
jogos e brincadeiras – envolvendo conceitos e habilidades que são comumente
trabalhados com crianças de nível pré-escolar – que deve ser utilizado de forma
integrada, tanto em situações de recreação como em sala de aula. As atividades
abrangem o desenvolvimento motor, a atenção, a memorização, a percepção
espacial e as noções básicas (de cores, formas geométricas, lateralidade,
ritmo, classificação e relações de parentesco), entre outras habilidades.
Descritas de modo detalhado, as atividades podem ser facilmente utilizadas por
professores da educação infantil no cotidiano escolar, com possibilidade de
adaptação de acordo com a reação das crianças.
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