sexta-feira, 16 de setembro de 2011

LANÇAMENTOS!!!

Acabam de sair de gráfica as seguintes publicações da Papirus Editora:

Currículos, sistemas de avaliação e práticas educativas:
Da escola básica à universidade
Maria Antonia Granville (org.)

Essa é uma obra de abrangência, que compreende da educação básica à superior. Nos três eixos articulados que a sustentam (currículos, avaliação e práticas educativas) são tratadas questões polêmicas que preocupam a maioria dos educadores brasileiros na atualidade. Entre elas estão as implicações da organização curricular na qualidade de ensino oferecido pelas escolas; algumas propostas curriculares, como, por exemplo, a do estado de São Paulo; os mecanismos de controle em vigor para avaliar o desempenho dos alunos, bem como as práticas educativas vigentes nas instituições escolares - sempre sem perder de vista o aprendiz em formação e o próprio sistema educacional.

São trabalhados, também, de diferentes perspectivas, temas ainda pouco frequentes na literatura acadêmica, tais como o das políticas de atendimento a crianças e adolescentes em contexto hospitalar, as relações, na rede pública de ensino, entre a gestão escolar e a inclusão de alunos com necessidades especiais, além de um capítulo dedicado à formação moral da criança autista.

Espera-se assim oferecer ao leitor um panorama atualizado da educação brasileira, a fim de propiciar a reflexão sobre os rumos que vêm se delineando na área.

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Panorama da didática:
Ensino, prática e pesquisa
Roberto Valdés Puentes e Andréa Maturano Longarezi (orgs.)

Esse livro traça um importante e atual panorama da didática em diferentes universidades públicas e privadas do país. Os autores apresentam dados que permitem apreender o lugar que ela tem assumido nos últimos anos do ponto de vista disciplinar, profissional e investigativo.

Para isso, a didática é analisada em três âmbitos: o do ensino nos currículos dos cursos de pedagogia e nas licenciaturas, sendo diagnosticados os espaços-tempos a ela destinados; o da prática na formação docente, por meio do estudo dos planos de ensino desses cursos; e, por fim, o da pesquisa e produção de conhecimento, avaliando-se "o que", "sobre o que" e "o quanto" se tem produzido a respeito do assunto na pós-graduação, além de identificar os veículos que têm divulgado esses trabalhos.

A obra, portanto, constitui fonte de consulta e referência para aqueles que têm no ensino e na aprendizagem seu objeto de estudo, atividade profissional e pesquisa.

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