sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Contando histórias, formando leitores

Sai de gráfica hoje mais um lançamento da Papirus 7 Mares: Contando histórias, formando leitores, de Ana Maria Machado e Ruth Rocha.

Há muitas formas de desvendar o mundo, mas certamente algumas são mais encantadoras do que outras. É o que acontece com a literatura.
Ao ler histórias que nunca aconteceram (em que se mesclam a imaginação, o conhecimento e a experiência dos escritores), temos a oportunidade de vislumbrar outros modos de viver e pensar, percebemos melhor como nos sentimos em determinado momento, vemos traduzida a aventura humana.
Essa formação de um repertório de vida é essencial por toda a nossa trajetória, mas especialmente valiosa para os pequenos. Ao se embrenhar em novos cenários, as crianças vão explorando seu mundo interior, aprendendo de tudo sobre o mundo à sua volta e sobre a civilização.
Não deixe de ler esse adorável livro de Ana Maria Machado e Ruth Rocha. Como leitoras e como autoras, elas têm muito a nos dizer sobre o universo da literatura infantil e sua influência no desenvolvimento das crianças e dos jovens.
------------------------------------------------

A seguir, o Sumário da obra:

Nascem duas escritoras de literatura infantil
Ouvindo e contando histórias
O leitor e sua relação com o livro
A escola e a leitura
Literatura infantojuvenil?
O que se diferencia na escrita para a criança?
Os "submundos" das histórias
O autor na escola
Contribuições para a formação dos brasileiros
O livro: Preço e valor
A difícil e maravilhosa arte de escrever
O politicamente correto
Como levar a criança a ler?
Glossário

Nenhum comentário:

Postar um comentário