quarta-feira, 13 de julho de 2011

FURA-FILA

"Ontem a gente foi ao cinema. De carro.

Em qualquer lugar que a gente vai, a gente sempre vai de carro. Ainda bem, porque o papai adora seu 4.4 turbo alto e preto, que ele comprou no ano passado.

Como de costume, demorou um pouco para meu pai tirar seu 4.4 turbo alto e preto da garagem porque ela é muito estreita e ele já raspou uma vez o enorme retrovisor direito e xingou o arquiteto que é incapaz de prever o futuro. Antes, a gente tinha um Gol mil, que cabia direitinho e era fácil de entrar e sair. Tem um menino da minha classe, lá da escola, que o pai dele também tem um 4.4 turbo alto, mas prateado. Ele é ainda maior que o do papai e, quando as portas são trancadas, os retrovisores encostam nos vidros automaticamente, não é preciso empurrá-los com a mão. Parece orelha de cachorro. Ainda não falei disso para o papai porque acho que ele não vai gostar de saber que o pai de um amigo meu tem um carro maior e mais moderno, e também tem uma garagem bem maior, e que o truque do retrovisor que se fecha não serve para nada. Mas é legal de ver!

Mas, como eu estava falando, a gente foi ao cinema, de carro..."

------------------------

Quer saber como termina esta história? Então leia o livro Ética para meus pais, recém-publicado pela Papirus Editora.

Serão os filhos capazes de ensinar alguma coisa a respeito da vida para seus pais? Nesse livro, Yves de La Taille nos leva a uma reflexão sobre ética, mas de uma maneira leve e engraçada, com um narrador inusitado, o menino Tomás.

Com muito bom humor e uma ingenuidade perspicaz, Tomás nos conta cenas da vida cotidiana: somos convidados a dar "olés" com seu pai no trânsito, a participar de sua festa de aniversário de arromba (para os outros), da viagem em família pela Europa – "por acaso, tinha um restaurante brasileiro perto do hotel, o McDonald's".

E assim Tomás, sem nem perceber, faz críticas ao consumo exagerado, a um mundo de aparências. Afinal, não se diz que "a verdade sai da boca das crianças"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário