Jogos para uma cultura de paz
Simão de Miranda e Miriam Dusi
A escola é espaço privilegiado de aprendizado, desenvolvimento e interações sociais, um campo propício à vivência da diversidade e da complexidade das relações, das emoções, das ideias, das crenças e dos valores individuais. É, portanto, um convite ao aprendizado da arte de conviver, de (re)conhecer e de valorizar o mosaico social em que estamos imersos.
A despeito de sua riqueza, o cenário escolar tem nos assombrado com índices alarmantes de violência simbólica, notadamente o bullying. Dada a relevância do tema, este livro chama o leitor à reflexão acerca dos papéis da escola, dos educadores e da família no processo de prevenção do bullying e à efetiva promoção de uma cultura pautada na convivência pacífica.
Além de importantes aspectos sobre o assunto, a obra reúne 30 atividades lúdicas, agradáveis e interativas que visam à construção de um mundo onde o respeito, o afeto, a solidariedade, o bem-querer, a tolerância e o diálogo sejam visíveis e intrinsecamente vividos. Esse é um ideal possível!
-------------------------------
Além dos muros da escola:
As causas do desinteresse, da indisciplina e da violência dos alunos
César Augusto Alves da Silva
A maior dificuldade que alunos e professores enfrentam hoje no processo de ensino e aprendizagem não está dentro da sala de aula ou da escola, mas fora dela. Trata-se do desinteresse por tudo aquilo que se refere à cultura letrada, um dos efeitos perversos de nosso modo de vida contemporâneo.
A vida cotidiana, o trabalho, o lazer - enfim, todos os âmbitos nos quais as pessoas estão imersas -, são orientados por uma lógica que implica agitação, rapidez, irreflexão, trocas, padronização, repetição, descarte, redução e facilitação, para que tudo possa ser negociado. Completa o cenário o fato de que celebridades de baixa ou nenhuma escolaridade sirvam de exemplo para a população.
Em síntese, vimos produzindo um mundo oposto àquele necessário para que as pessoas se interessem pela educação escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário