terça-feira, 10 de agosto de 2010

PAPIRUS presente na 21ª edição da Bienal Internacional do Livro

Ana Maria Machado, Eugenio Mussak, Luiz Marins, Mario Sergio Cortella, Moacyr Scliar, Renato Janine Ribeiro e Rubem Alves: esse é o time da Papirus Editora para a 21ª Bienal do Livro de São Paulo

Política: Para não ser idiota (Mario Sergio Cortella e Renato Janine Ribeiro), Motivação: Do querer ao fazer (Luiz Marins e Eugenio Mussak), Amor em texto, amor em contexto: Um diálogo entre escritores (Ana Maria Machado e Moacyr Scliar) e Quer que eu lhe conte uma estória? (Rubem Alves) são alguns dos destaques da Papirus Editora para a 21ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Confira abaixo as obras que a editora e seu selo Papirus 7 Mares levam para a feira – que acontece entre os dias 12 e 22 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi – e as presenças já confirmadas de nossos autores no evento.

----------------------------------------------------

Política: Para não ser idiota (Mario Sergio Cortella e Renato Janine Ribeiro): CPIs, cassações, dinheiro na mala e na cueca, lei da ficha limpa aprovada com ressalvas. Muitas vezes, no Brasil, o cidadão tem a impressão de que é tratado como idiota por seus políticos. Mas você sabia que a palavra "idiota" vem do grego e significa "aquele que só vive a vida privada, que recusa a política, que diz não à política"? Principalmente neste ano eleitoral, ao escolhermos os políticos que irão nos governar nos próximos quatro anos, é hora de não sermos idiotas no sentido originário da palavra. Assim, mais à frente, não teremos a sensação de sermos tratados como idiotas – agora no sentido mais comum da expressão. Para desenvolver a discussão sobre política com a população, a Papirus 7 Mares traz Mario Sergio Cortella e Renato Janine Ribeiro conversando a respeito do tema e abordando assuntos essenciais tais como atos políticos, corrupção e transparência na política, cidadania, confronto e consenso, quem deve ser o dono do poder, encargo e patrimônio, entre outros.

Amor em texto, amor em contexto: Um diálogo entre escritores (Ana Maria Machado e Moacyr Scliar): O que é o amor? Ele é único ou existem vários tipos? Qual a diferença entre o amor e a paixão? Essas perguntas atormentam muitas pessoas, não apenas estudiosos, mas também aqueles que buscam entender melhor esse sentimento tão simples e ao mesmo tempo tão complexo. A Papirus 7 Mares traz um debate sobre o tema com dois grandes nomes da literatura nacional, membros da Academia Brasileira de Letras (ABL): Moacyr Scliar, ganhador do Jabuti de melhor romance e melhor livro de ficção em 2009, e Ana Maria Machado, vencedora do Hans Christian Andersen em 2000, prêmio mais importante do mundo em literatura infantil. A proposta é bem simples: falar de amor.

O cinema de Quentin Tarantino (Mauro Baptista): Cães de aluguel, Pulp fiction, Jackie Brown, Kill Bill 1 e 2, À prova de morte e Bastardos inglórios. Mais do que filmes dirigidos por Quentin Tarantino, cada um deles é uma verdadeira aula de cinema. As características dessas películas, suas estruturas e influências fazem o trabalho desse cineasta único e singular. Tais filmes são objeto de estudo de Mauro Baptista nessa obra, que é lançamento da Papirus Editora para esta Bienal.

Motivação: Do querer ao fazer (Eugenio Mussak e Luiz Marins): Metas, objetivos, planos de ação, planejamento estratégico, motivação. Juntas, assim, essas palavras parecem estar relacionadas apenas com o universo corporativo ou com a área de vendas – em especial, o termo motivação, que tem sido fonte inesgotável de livros de autoajuda e palestras em empresas nos últimos anos. No entanto, como motivar uma dona de casa ou um estudante? Ou, melhor ainda, como fazer com que as pessoas descubram por elas mesmas o que realmente as motiva? Nesse livro, lançamento da Papirus 7 Mares, você encontra a reunião de ideias e demais questões ligadas à motivação debatidas por dois ícones na área: o antropólogo, professor e consultor de empresas Luiz Marins – mais conhecido como professor Marins – e o especialista em educação corporativa, colunista das revistas Você S/A e Vida Simples, Eugenio Mussak.

Quer que eu lhe conte uma estória? (Rubem Alves): Era uma vez um escritor. Seu nome era Rubem Alves e ele gostava muito de estórias. Um dia, ele resolveu reunir várias delas em um livro que agradasse a todos, fosse criança, velho, um intelectual ou alguém com pouco estudo. Bastaria que gostasse de ler estórias. Assim nasceu esse livro, lançamento que marca o milésimo título da Papirus Editora.

Quero mesmo ser mãe? (Maristela Tesseroli, Renata Freitas e Valéria Forner): Algumas podem até não admitir, mas o fato é que não existe mulher no mundo que não tenha se perguntado ao menos uma vez na vida: "Será que devo ter filhos?". Essa dúvida é ainda mais comum e difícil de ser respondida quando pensamos nos tempos atuais, em que várias mulheres se dividem entre a realização profissional e a família. Dessa indagação surgiu esse livro, lançamento da Papirus 7 Mares. A obra foi escrita por três jornalistas (duas delas são mães) que procuraram mostrar aos leitores como o dilema e as angústias em torno da maternidade são comuns a quase todas as mulheres. Traz também a opinião de especialistas no assunto, para que os pais possam refletir com maior embasamento sobre o impacto que um filho provoca em suas vidas.

----------------------------------------------------

Nossos autores na Bienal

Confira a programação especial no estande da Papirus Editora para esta Bienal:

14/8: Rubem Alves, às 15h30;
20/8: Mario Sergio Cortella e Renato Janine Ribeiro, às 18h30;
21/8: Ana Maria Machado e Moacyr Scliar, às 14h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário