sexta-feira, 9 de abril de 2010

PAPIRUS publica mais três títulos!

A Papirus Editora acaba de publicar mais três títulos: dois na área de Educação e um na área de Lazer. Todos serão lançados no XV ENDIPE (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino), evento que acontece de 20 a 23 de abril, no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os títulos são:

A escola mudou. Que mude a formação de professores!, organizado por Ilma Passos A. Veiga e Edileuza F. da Silva. Esse livro apresenta resultados de pesquisas e reflexões sobre a formação de professores da educação básica. Nele, estão reunidos estudos realizados por docentes de pós-graduação na área de desenvolvimento profissional e por professoras da rede pública de ensino que vivenciaram simultaneamente seu próprio processo de formação stricto sensu e a produção de pesquisas sobre o campo formativo. A obra está estruturada em três eixos. Enquanto o primeiro analisa a formação docente como campo de possibilidades inovadoras, o segundo explora as questões curriculares envolvidas. Por fim, o terceiro e último está voltado para as práticas formativas de educadores das escolas públicas, analisando experiências e processos diferenciados. [Lançamento no ENDIPE dia 21/04/2010, às 11h30, no estande da Asteca Distribuidora].

Projeto de intervenção na escola: Mantendo as aprendizagens em dia, de Benigna Maria de Freitas Villas Boas. Esse livro traz uma reflexão sobre as características de um projeto de intervenção bem-sucedido. Se, no passado, tratava-se de uma prática semelhante aos "estudos de recuperação" e estava voltado apenas para a aprovação escolar, hoje, quando bem desenvolvido, esse tipo de projeto constitui estratégia valiosa para manter em dia as aprendizagens dos alunos. Ao apresentar um estudo de caso, a autora estuda a articulação do projeto interventivo com a avaliação formativa, a escola não seriada e seus componentes, a coordenação pedagógica, o conselho de classe e o papel do gestor escolar. Sugere-se ainda que, durante o projeto de intervenção escolar, no qual se encontram as diretrizes de trabalho, seja elaborado um portfólio para registro de seu desenvolvimento - isto é, de todas as ações e fases, acompanhadas de análise e avaliação. [Lançamento no ENDIPE dia 22/04/2010, às 11h30, no estande da Asteca Distribuidora].

Lazer em estudo: Currículo e formação profissional, organizado por Hélder F. Isayama. Esse livro tem como objetivo discutir e construir fundamentos que contribuam para a sólida formação dos profissionais que atuam, direta ou indiretamente, na área do lazer, a fim de que se promova uma ação comprometida com o avanço dos conhecimentos teórico-práticos desse campo de estudos. Entre tantos elementos que demandam atenção nesse processo educacional, destacamos a importância de que sejam fornecidas condições para o desenvolvimento de agentes críticos e criativos, capazes de pesquisar e articular ideias de modo interdisciplinar, praticando efetivamente as teorias que defendem. O leitor encontrará dois conjuntos de textos nesta coletânea. O primeiro apresenta relações entre o lazer e temáticas recorrentes no contexto da formação profissional, como currículo, teoria e prática, pesquisa, saberes profissionais e formação cultural. O segundo grupo analisa as interações do lazer com a educação física, o turismo, a terapia ocupacional e a administração, campos que historicamente vêm possibilitando a ação nessa área. [Lançamento no ENDIPE dia 20/04/2010, às 17h30, no estande da Asteca Distribuidora].

Nenhum comentário:

Postar um comentário